O “Antes & Depois” da Olhos de Ver de hoje traz uma comparação aproximada entre uma fotografia de Torres de 1906 e uma atual (de abril de 2022) no mesmo trecho da Avenida Rio Branco esquina com Rua da Assembleia, Centro.
Na foto antiga podemos ver um dos 10 edifícios da primeira geração da Avenida que sobreviveram à especulação imobiliária e no registro atual, como ele se encontra hoje.
Reparem que mesmo tendo sobrevivido até os dias atuais, o prédio foi bastante modificado na fachada de frente para a Avenida. Somente metade dele está como foi construído originalmente.
O edifício da Av. Rio Branco n° 155 a 159, esquina com a Rua da Assembleia, sediou o famoso Café Frontin e os jornais A Imprensa e A Plateia.
Tombado pelo INEPAC, o prédio de três pavimentos tem projeto atribuído ao arquiteto M. E. Hehl e ao construtor João Lourenço Madein, sendo propriedade da Santa Casa da Misericórdia.
Parte de sua fachada sofreu intervenções que descaracterizaram o imóvel.
O Antigo Café Frontin
O Café Frontin, que funcionava no edifício, era considerado segundo a edição da revista O Malho de 24 de fevereiro de 1906, “uma casa de primeira ordem no gênero, onde o público encontra um serviço admirável de botequim e sorvetes“.
Ainda segundo a revista, o estabelecimento “está montado de modo a atender às exigências da arte e do conforto“, possuindo “riquíssimas decorações e salas reservadas para famílias e cavalheiros“. O café dispunha, “para distração de seus frequentadores” de “um piano e um harmomum movidos a eletricidade“.
Confira mais fotos do edifício da antiga Av. Central:
***