Um dos logradouros mais antigos da Cidade, a Praça XV foi (tem sido) profundamente transformada ao longo dos séculos e desde a época dos aterros iniciais até os dias de hoje diversas construções testemunharam essas mudanças. A Estação das Barcas da Praça XV é uma dessas construções.
Desde o início do século XIX, o transporte marítimo até Niterói (posteriormente Ilha do Governador, Paquetá e outras localidades, segundo uma das páginas do Portal da Prefeitura na Internet) foi se desenvolvendo, inicialmente através de embarcações a vapor e depois com a operação das atuais barcas mais modernas e dos catamarãs.
A Estação das Barcas da Praça XV, oficialmente Terminal CCR Barcas Praça XV, que recebe os passageiros e onde funciona o Centro de Controle Operacional da concessionária, está localizada no conjunto de 3 edificações cuja construção começou em 1904 e foi concluída em 1912.
De estilo eclético, os edifícios estão bem preservados, tendo sido revitalizados há algumas décadas e mantidos bem conservados desde então. É um conjunto belo e imponente, com vários detalhes de inspiração naval (adornos como âncoras e um barco), além de outros elementos decorativos.
O relógio da fachada do prédio central já não mais existe, mas toda a construção impressiona pela sua extensão e por “reinar absoluta” na paisagem da Praça XV olhando-se na direção da Baía de Guanabara.
Confira as fotos do post deste sábado, que mostra detalhes do conjunto, “contemporâneo” de outros edifícios já há muito demolidos, como o Hotel Pharoux e o Mercado Municipal, dentre outros.
E você? Quando vai a Niterói ou a Paquetá, para e admira o prédio do Terminal? Conte pra gente nos comentários.
Praça XV de Novembro, 21 — Centro
e texto: @alexandresiqueirafotografia (2025)