Diretamente da centenária Igreja de N.S. da Paz, em Ipanema, a Olhos de Ver RJ deseja a todos os nossos seguidores, amigos e parceiros deste projeto um Natal de muita paz, harmonia, amor e alegria!
Um dos maiores símbolos do bairro de Ipanema, a Igreja de N.S.da Paz teve suas obras de construção iniciadas em 1918 e recebeu esta invocação para celebrar o fim da Primeira Guerra Mundial.
Projetada por Gastão Bahiana em estilo neobizantino, a igreja teve sua primeira missa realizada em maio de 1921, na então concluída sacristia.
Em agosto daquele ano, a imagem de Nossa Senhora da Paz foi transferida, em procissão, da Igreja de Nossa Senhora de Copacabana para a nova paróquia. A partir de então, os moradores de Ipanema puderam assistir missas sem ter que ir à Copacabana, como faziam antes. As obras só foram concluídas em 1936.
A igreja, de nave longa, se destaca pelas cúpulas, pelo altar-mor de mármore executado na Itália, solto das paredes; pelas pinturas internas, pela pia batismal e pelos vitrais.
TOM JOBIM, JK E PIXINGUINHA
A igreja também testemunhou fatos e eventos importantes da história da cidade. Ali, por exemplo, foi batizado o maestro Antônio Carlos Jobim. A igreja celebrou, em 1931, o casamento de Juscelino e Sarah Kubitschek.
Já em 17 de fevereiro de 1973, Alfredo da Rocha Vianna FIlho, o Pixinguinha, morreu dentro do templo após sofrer um infarto fulminante. A Banda de Ipanema, que fazia seu desfile de carnaval, soube do ocorrido e parou na porta da igreja para homenagear Pixinguinha com a música “Carinhoso”. Desde então esta tradição é repetida a cada carnaval.
Um Feliz Natal para todos! Muita paz!
📍 Rua Visconde de Pirajá, 339. Ipanema
📷 antiga: Década de 1930. Autor desconhecido.
📷 atuais e texto: Leo Ladeira (2024)