Localizados nos jardins do Palácio do Catete (Museu da República), os chafarizes “O Nascimento de Vênus” e dos Leões foram religados e entregues à população no último dia 5/11, após serem restaurados.
Além das fontes, foram recuperados também dois portões de ferro e realizadas várias intervenções, como sinalização trilíngue (português, inglês e espanhol), criação de novo parquinho e reforma do parquinho já existente.
Os chafarizes passaram por limpeza de toda a sujeira e resíduos acumulados, preenchimento de trincas e fissuras nos materiais, impermeabilização, e revisão nas instalações elétricas e hidráulicas, incluindo a instalação de nova bomba.
A revitalização foi fruto de uma parceria da Equinor, empresa global de energia com sede na Noruega, com o Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC), por meio do projeto RevivaRio Museu da República.
A Olhos de Ver foi conferir o resultado e, com a restauração, as obras estão chamando ainda mais a atenção dos visitantes por sua beleza, pelos detalhes e pelo fluxo das águas. Vale a pena ir ao Museu apreciá-las! Uma excelente iniciativa que deve ser ampliada para outros espaços históricos da cidade!
Chafariz “Nascimento de Vênus”
O chafariz de granito que se vê hoje no jardim do Palácio do Catete ocupava originalmente o antigo Largo do Valdetaro, em frente ao Palacete do Barão de Nova Friburgo. Com a transformação do prédio em palácio presidencial e obras de remodelação da Rua do Catete, o chafariz foi transferido para o centro da aleia de palmeiras do jardim. Foi nesta ocasião que a obra ganhou o acréscimo da escultura em bronze “O Nascimento de Vênus”, de Mathurin Moreau, datada de 1854, e produzida pela fundição francesa Val D’Osne.
Chafariz dos Leões
Localizado próximo à fachada posterior do Palácio, o Chafariz dos Leões ficava originalmente dentro de um grande viveiro de pássaros. A fonte em mármore de carrara possuía três bacias de água, posteriormente perdidas. O projeto de restauração recuperou as três bacias superpostas.
🫵🏻 E você? Já foi ao Palácio do Catete conferir as intervenções e a restauração dos portões e dos chafarizes? É sem dúvida um dos espaços mais agradáveis do Rio.
📸 e texto: Leo Ladeira
📍Museu da República. Rua do Catete 153 – Catete.