Você que anda pelo Centro Histórico com “olhos de ver” com certeza já deve ter se entristecido com as centenas de edificações à espera de restauração, revitalização e novo uso.
Trazemos hoje duas dessas construções fechadas, sem uso e se deteriorando com o tempo: os prédios dos antigos Hotel Paris e Rio Hotel, nas imediações da Praça Tiradentes. Infelizmente, não temos notícia de nenhum projeto de restauro e reuso.
Hotel Paris
O prédio do antigo Hotel Paris, aberto em 1902, está em estado ruim, com janelas abertas ao tempo em todos os seus cinco andares, loja térrea fechada e até vegetação crescendo em sua (ainda) bela fachada em estilo eclético com traços neoclássicos.
Há 12 anos, existiu um projeto de restauração e transformação do edifício no que seria denominado “o primeiro hotel 5 estrelas do Centro”: o Le Paris. Infelizmente, o projeto não se concretizou!
Rio Hotel
Vizinho de Praça, o prédio do Rio Hotel, inaugurado em 1913, está em melhor estado de conservação, com sua bela fachada em estilo eclético na cor “salmão histórico” ainda bem preservada. Com um andar a mais que o Hotel Paris, a construção até hoje se impõe no conjunto arquitetônico da Praça e remete à primeira década do século passado, quando a linha de construções era bem mais baixa.
Diferentemente do antigo Hotel Paris, o Rio Hotel percorreu muitas décadas em sua função hoteleira, tendo fechado as portas há não muitos anos, talvez devido a outros empreendimentos hoteleiros mais modernos nos arredores e também provavelmente à pandemia de COVID-19.
📍 Praça Tiradentes (imediações) — Centro
📷, pesquisa e texto: @alexandresiqueirafotografia (2024)
🫵🏻 E você? Quando passa pela Praça, se pergunta se esses prédios históricos um dia voltarão “à vida”? Conte pra gente.
Imagino como era movimentado esses hotéis, creio que uma boa restauração e atualização dos serviços e efetivo, terão novamente a preferencia dos que apreciam reminiscências e o romantismo do Rio antigo.
Muitos criticam o peso do Estado, mas qdo os empresários abandonam seus empreendimentos, no caso os hotéis, aí.. eles se voltam ao Estado, caso IPHAN, Prefeitura e até o governo do estado, para investir de modo que volte para os empresários explorare. Esse capitalismo com o estado investindo é molezinha, não é?,,
O Rio Hotel foi inaugurado em 01/01/1919; na última foto dá pra ver escrito o ano de 1918 num medalhão sobre uma janela. O Paris foi inaugurado em 1926 ou 1927.
Eu já estive por 2 vezes no hotel Paris. É uma o estado q hotel se encontra.
Lindos, espero que achem utilidade pra eles, ao invés, de derruba-los para construir outro prédio feioso no Centro.
Há duas semanas derrubaram um belo prédio histórico na Rua da Assembléia em pleno ano de 2024. Não cuidamos do nosso patrimônio!
Infelizmente o centro histórico do Rio de Janeiro está se acabando. Sem cuidado e manutenção.