Um passeio pelo Palácio do Itamaraty

Nossa publicação de hoje é para matar um pouco a saudade de passear no Palácio do Itamaraty e Museu Histórico e Diplomático, localizados à Avenida Marechal Floriano, Centro do Rio.

O palacete cor-de-rosa está fechado à visitação pública desde fevereiro de 2023, quando foram anunciadas completas obras de restauração dos acervos, atualização do projeto museográfico e do edifício histórico.

A renovação do local prevê a instalação de dois auditórios, nova galeria de arte, novo acesso, café e loja.

O Itamaraty RJ irá sediar reuniões do G20, encontro de chefes de estado e de governo, em novembro de 2024.

Enquanto ainda não podemos visitar o Palácio e o Museu, vamos contar algumas curiosidades.

Curiosidades

▫️Construído entre 1851 e 1854 por José Jacinto Rebelo, discípulo de Grandjean de Montigny, o palacete era propriedade do Barão de Itamaraty, negociante de café e pedras preciosas.

▫️Em 1889, o prédio foi adquirido pelo então recém-empossado governo republicano, não perdendo, no entanto, o nome de Itamaraty.

▫️Ali viveram os três primeiros presidentes brasileiros: Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto e Prudente de Morais.

▫️Em 1897, a sede do governo foi transferida para o Palácio do Catete e o Itamaraty passou a abrigar o Ministério das Relações Exteriores.

▫️O prestígio do Itamaraty era tanto que, quando a capital da República foi transferida para Brasília, o único ministério que permaneceu no Rio foi o das Relações Exteriores.

▫️Em 1970, a chancelaria foi deslocada para o Planalto Central e o velho palácio foi ocupado pelo Museu Histórico e Diplomático.

▫️Destacam-se a decoração requintada e obras de arte de nomes como Debret, Rodolfo Amoedo, Castagneto, Frans Post, Pedro Américo e Rodolfo Bernardelli.

▫️Nos fundos do palácio encontram-se novos prédios: o da direita, em estilo renascentista, é de 1908. O dos fundos, em estilo neoclássico, é da década de 1930 e abriga hoje a mapoteca, a biblioteca e o arquivo histórico.

▫️Sobressai-se o lago cercado de palmeiras imperiais e onde vivem cisnes.

📍Avenida Marechal Floriano, 196.

📸: Leo Ladeira e @alexandresiqueirafotografia (fotos de 2015).

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *