Você sabia que até 1904 a atual Avenida Marechal Floriano, Centro, era dividida em duas ruas: Rua Larga e Rua Estreita de São Joaquim?
Sua origem se dá na segunda metade do século XVIII, época da construção da Capela de São Joaquim, que deu nome à rua. O trecho da rua que ia da região da atual Central do Brasil até à Rua Camerino era bem mais largo que o trecho restante, que ia até às imediações da Igreja de Santa Rita.
Daí veio a dupla nomeação de Rua Larga e Rua Estreita, que perdurou até o início do século passado.
A Igreja de São Joaquim (antiga Capela) existiu por 146 anos, quando foi infelizmente demolida em 1904, durante as reformas urbanísticas do Prefeito Pereira Passos.
Assim, o trecho da Rua Estreita de São Joaquim pode ser alargado e alinhado e se tornou a atual Avenida Marechal Floriano.
Trazemos hoje registros de alguns trechos da Avenida mostrando um casario em estilo eclético (em sua grande maioria) que ainda resiste ao tempo, com sobrados de dois pavimentos em diferentes estados de conservação.
Curiosidades
Antigo Cine Floriano
O sobrado em estilo art déco que abrigou o Cine Floriano por quatro décadas, de 1936 a 1976, ainda está de pé. Nota-se o letreiro original em alvenaria na fachada bem preservada do prédio (apesar de sua cor atual não destacá-lo muito bem). No local hoje funciona uma instituição educacional.
Nas Sacadas dos Sobrados
Os gradis nas sacadas das janelas de vários dos sobrados, com seu belo trabalho em ferro fundido. São ainda muito bonitos de de ver!
A Avenida Marechal Floriano ainda propicia um belo passeio pelo ecletismo arquitetônico do Rio antigo e esperamos que um dia receba uma revitalização de seu casario e atrações, como o Centro Cultural Light, as famosas Casa Paladino e Casa do Café Capital e o Colégio Pedro II (que necessita de uma boa restauração de sua belíssima fachada), dentre outros importantes pontos de interesse histórico.
📍 Avenida Marechal Floriano — Centro
Fotos 2024: Alexandre Siqueira
© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro
A Caixa de Socorros Dom Pedro V, tem sede na rua Marechal Floriano em um belo prédio e se não me engano é também proprietária de outros na mesma rua.
O prefeito. Devia. Fazer. Umas. Reforma. Nós. Sobrados. Ou. Os. Donos. Eu passo sempre lar estão todos. Largados só o café capital est vbom
Os proprietários são os únicos responsáveis por esses imóveis.
Em Paris o governo ajuda com empréstimos temporários aos proprietários mantenham os imóveis sempre conservados.