Igreja de Santa Rita: Joia de decoração rococó

Uma das santas mais populares no Brasil, Santa Rita de Cássia possui um belíssimo templo no Centro do Rio. 

A devoção à santa na cidade teve origem no início do século XVIII, quando um casal português trouxe para o Brasil uma imagem de Santa Rita, guardando-a na capela de sua chácara no local onde mais tarde seria construída a igreja. 

Igreja e Largo de Santa Rita em 1844, por Eduard Hildebrandt

As obras da igreja tiveram início em 1721, mas a decoração interior atual foi realizada entre 1753 e 1759, em estilo rococó (pioneira nas Américas), não deixando vestígios da talha original barroca. 

A fachada original também sofreu alterações posteriores, como a portada neoclássica, que substituiu a barroca. Destacam-se na fachada a torre sineira única (foto 02), o frontão curvilíneo decorado por uma cruz de arabescos e motivos florais (foto 03), entre outros elementos. 

Na sacristia podemos ver a imagem de Santa Rita original da primitiva capela e a pintura de Santa Rita da capela primitiva, além do belíssimo lavabo português em estilo rococó (foto abaixo), com embrechados de mármore e atributos de Santa Rita, como o coração, o cinto e a palma com três coroas. 

Vale muito a pena visitar o interior e admirar o belo acervo de arte sacra, como as imagens de Santa Rita no altar-mor (1765), N.S. da Graça, Sant’ana Mestra, São Joaquim e São José, entre muitas outras.

Não deixe de observar também os paineis da capela-mor e do teto, a talha em estilo rococó, o arco-cruzeiro e os lampadários atribuídos a Mestre Valentim. 

É uma importante e bela igreja histórica do Rio!  Você já a visitou? 

📍 Largo de Santa Rita, s/n – Centro.

🕒 Seg a Sex: 6:30 às 19h

Sáb: 8h às 12h. Dom: 7:30 às 12h

📸: Leo Ladeira

© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *