Recentemente, mostramos o belo edifício histórico da nova sede do TRE-RJ, à Rua da Alfândega. Hoje trazemos mais um dos prédios históricos monumentais da região dos antigos grandes bancos da Cidade: o Edifício Ministro Octávio Gouvêa de Bulhões.
Atualmente de propriedade da Fundação Getúlio Vargas, o edifício está completando 100 anos de seu projeto em 2024. Não encontramos o ano exato da inauguração do monumental prédio em estilo eclético (com elementos neoclássicos), mas entre 2004 e 2007 o prédio passou por uma reforma.
Funcionou como sede do antigo Banco Francês & Italiano e depois da revitalização, foi requalificado a fim de atender ao programa de ensino da FGV, com salas de aula, estúdio de TV, biblioteca, dentre outros espaços. As fotos mostram detalhes de sua luxuosa fachada, como por exemplo filetes florais compondo os arcos das portas; e também pode-se avistar o belo trabalho de serralheria das janelas, que ainda preservam o monograma com as iniciais do antigo banco: BFI.
É uma esplêndida construção que impressiona quem passa pela esquina das Ruas da Candelária e Alfândega. No carrossel, trazemos também 3 tomadas do trecho da Rua da Candelária — na lateral do edifício — que destacam réplicas de mobiliário urbano, como postes e arcos de iluminação pública, que remetem ao início do século passado. Formam uma bela composição urbana!
Rua da Candelária, 6 — Centro
Foto: Alexandre Siqueira Fotografia (2024)
E você? Já cruzou a esquina das Ruas da Candelária e Alfândega e parou para apreciar este belo edifício histórico? Conte pra gente nos comentários.