As transformações urbanísticas que ocorreram no Rio de Janeiro através dos séculos modificaram (e têm modificado) radicalmente a paisagem urbana (e por vezes natural) de toda a Cidade. Há, entretanto, espaços, logradouros e construções que sobrevivem à passagem do tempo e às modificações urbanas e nos possibilitam vislumbrar e apreciar um pouco do que foi o Rio antigo.
Uma dessas construções é a imponente Basílica Menor de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, localizada na Praia de Botafogo.
Inaugurada há 132 anos, em 1892, a Igreja Matriz da Paróquia da Imaculada Conceição foi elevada à condição de Basílica Menor posteriormente ao ano de 1960.
De estilo neogótico, seu projeto foi executado de forma que a paisagem natural do Maciço da Tijuca formasse uma espécie de moldura para o belo templo católico.
Duas curiosidades sobre a Basílica
• o projeto foi idealizado na década de 1860 pelo Padre Júlio Clavelin, também responsável pelo projeto do Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens — o Santuário do Caraça — em Catas Altas, MG;
• a Enseada de Botafogo foi amplamente representada em pinturas, gravuras, aquarelas. A partir de 1892, com a Igreja já inserida na paisagem, se pode constatar as transformações na paisagem urbana através das décadas nas inúmeras fotografias da Enseada e da Praia de Botafogo. Em todas elas, lá está a Basílica, inicialmente vizinha do casario histórico da Praia de Botafogo e posteriormente já cercada de prédios modernos e do Viaduto San Tiago Dantas.
E você? Já passeou pela Praia de Botafogo e visitou a bela Basílica? Conte pra gente nos comentários.
Praia de Botafogo, 266 — Botafogo
@alexandresiqueirafotografia (2024)