Saindo do Túnel Rebouças em direção à Lagoa ou na direção oposta, é difícil não vislumbrar a linda construção de estilo neocolonial que “paira” sobre as margens da Lagoa Rodrigo de Freitas há quase 7 décadas: a Igreja de Santa Margarida Maria.
Sua Paróquia foi fundada em 1936 e sua pedra fundamental colocada em 1942. A igreja foi finalmente inaugurada 14 anos depois, em 1956.
Tem construção elevada do nível da rua, duas torres sineiras, portas de jacarandá entalhadas, nave com oito colunas e belos vitrais que adornam seus dois lados.
Até a inauguração do Túnel Rebouças em 1967, o entorno da igreja era uma região menos urbana, de paisagem mais natural entre os morros e a lagoa. Quase seis décadas depois, a região passou por muitas modificações, mas a imponência do templo católico tem ainda mais destaque pois pode ser avistada já no alto do Viaduto Saint Hilaire, na saída do Túnel.
Olhar para o lado esquerdo já na descida do viaduto (ou para o direito, na direção oposta) e apreciar a Igreja de Santa Margarida Maria já é um hábito de quem passa pela região com “olhos de ver”.
E você? Já passou pela Lagoa e parou para apreciar a beleza dessa igreja?
📍Praça Santa Margarida Maria, Rua Frei Solano, 23 — Lagoa
Foto: Alexandre Siqueira Fotografiaia (2024)
© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro.