Você sabe o que os Arcos da Lapa (antigo Aqueduto da Carioca, 1750), e a Igreja da Lapa (1775/1780) têm em comum? Ambos foram projetados pelo engenheiro militar português José Fernandes Pinto Alpoim e são dois dos maiores marcos coloniais da Lapa.
A conclusão da Igreja levou quase 3 décadas e inicialmente o templo era dedicado à Nossa Senhora do Desterro. Com a chegada da Família Real Portuguesa em 1808, os frades carmelitas foram transferidos do Convento do Carmo para a Lapa e a Igreja de Nossa Senhora do Desterro passou a ser denominada Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro, abrigando esses três títulos da Virgem Maria ao mesmo tempo.
A igreja é uma das mais importantes construções do período colonial na Cidade e um marco arquitetônico que aparece em quase todos os registros fotográficos históricos da região, a partir das últimas décadas do século XIX.
A seguir algumas curiosidades sobre a igreja:
• possui uma torre sineira e outra torre que nunca foi concluída;
• os azulejos portugueses que revestem as torres são do fim do século XIX;
• a capela da Irmandade do Divino Espírito Santo da Lapa do Desterro (anexa à fachada da igreja) tem 251 anos (a igreja tem “somente” 249 anos)!
Rua da Lapa, 11 — Lapa
@alexandresiqueirafotografia (2024)