Neste Antes & Depois de hoje trazemos o que restou do antigo prédio do jornal Correio da Manhã, no Largo da Carioca.
A sede do jornal funcionou por várias décadas em um belo edifício eclético construído no início do século XX no mesmo local onde erguia-se antes o Hospital da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência (demolido em 1906). O prédio abrigou também a Companhia de Seguros Cruzeiro do Sul.
O imóvel foi registrado em inúmeras fotografias, inclusive por Augusto Malta, até ser demolido, em meados da década de 1970, em virtude da construção da Estação Carioca do Metrô.
O que restou do prédio parece ser um sobrado no início da Rua da Carioca, mas na verdade é a face lateral do antigo edifício, que hoje está bastante descaracterizada, mal conservada e pichada, como se pode ver nas fotos recentes. Conseguimos observar os detalhes da ornamentação da construção eclética, como estuques, guirlandas, colunas etc.
Com a crise e o esvaziamento da Rua da Carioca e do Centro, não sabemos se a loja que ali funcionava ainda está aberta. É uma pena que o que sobrou da sede do Correio da Manhã não tenha um uso cultural. O turismo do Rio perde muito com tantas oportunidades desperdiçadas e falta de investimento!
📍 Rua da Carioca, 3 – Centro.
Confira mais fotos
📸 recentes: Leo Ladeira .