As placas de identificação de bens histórico-culturais nas ruas do Rio

Em todo o mundo, o setor de turismo alcança resultados muito expressivos ao explorar atrações de caráter histórico-cultural, como museus, igrejas, palácios, conjuntos arquitetônicos, prédios históricos etc. No Brasil, cidades como Ouro Preto, Tiradentes, Olinda, Paraty, Petrópolis e Salvador, entre outras, investem neste setor do turismo, aumentando suas arrecadações, valorizando as cidades, multiplicando as opções de lazer e promovendo o crescimento do comércio e do setor de serviços.

No Rio de Janeiro, mesmo com a “concorrência” das atrações naturais (praias, montanhas, mirantes, trilhas), cresce cada vez mais o número de turistas que busca conhecer e visitar outras regiões da cidade, como o Centro histórico, a Zona Portuária, a Lapa, Santa Teresa etc.

Os órgãos governamentais, instituições e fundações precisam investir maciçamente em divulgação. Seja em logradouros pouco conhecidos pela população ou em roteiros interessantes para os turistas.

Uma forma de incentivar a divulgação dos bens históricos é assinalar prédios e monumentos históricos com placas informativas. Essa prática já é realizada na cidade há décadas, seja pela Associação Comercial do RJ ou pela Secretaria Municipal de Cultura. Ultimamente essa ação foi intensificada com as placas produzidas pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, da Prefeitura do Rio.

Buscamos em nossos arquivos fotos de algumas dessas placas culturais. Lembramos que são fotos de décadas diversas. Algumas delas não estão mais afixadas em via pública.

Que se multipliquem e que haja cada vez mais projetos de incentivo à preservação do patrimônio, infraestrutura, restauração, conservação, proteção dos bens e segurança dos turistas nas áreas históricas!

📸: Leo Ladeira e Alexandre Siqueira.

© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *