Uma ótima notícia para os apreciadores do patrimônio histórico: após 20 anos cercado por tapumes e em mau estado de conservação, o último oratório público do Rio colonial finalmente está sendo restaurado.
Construído em cerca de 1764, o oratório de Nossa Senhora do Cabo da Boa Esperança localiza-se na Rua do Carmo, Centro do Rio, mais especificamente sobre a entrada do corredor que separa as igrejas de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé e a Ordem Terceira do Carmo.
Era comum nas noites do Rio colonial a população sair às ruas à luz de tochas ou velas para rezar terços e ladainhas diante dos oratórios públicos. Daí a importância deste exemplar, o último vestígio de uma prática que no passado era expressivamente incorporada à cultura da cidade.
Nas duas últimas décadas o oratório foi cercado por tapumes e a imagem original de Nossa Senhora foi levada para a Sacristia da Igreja da Ordem Terceira do Carmo. A bela arcada de cantaria e alvenaria foi pichada. Os azulejos franceses também estavam necessitando de limpeza e conservação. Os próprios detalhes do oratório, como volutas e ornatos mal podiam ser apreciados.
Agora, a empresa Restauro Carioca está recuperando o oratório, que será reinaugurado em 15 de outubro próximo.
A Olhos de Ver parabeniza os responsáveis pelo resgate desta verdadeira jóia do patrimônio histórico carioca e brasileiro! Até a reinauguração!
📍 Rua do Carmo, 38. Centro, Rio de Janeiro