Galeota de D.João VI está exposta na Ilha Fiscal

Você sabia que, quando a Corte portuguesa chegou ao Rio de Janeiro em 1808, uma galeota foi usada para levar a família real da embarcação até terras firmes cariocas?
Passados muitos anos, a velha galeota, tombada pelo IPHAN, ainda pode ser vista no Rio e agora em novo endereço: a Ilha Fiscal.

A galeota, que já esteve na Ilha das Cobras e no Espaço Cultural da Marinha, aguarda a construção do Museu Marítimo do Brasil para onde será levada. Enquanto as obras não começam, a galeota pode ser vista em um local especialmente concebido para ela na famosa ilha onde se realizou o “Último Baile do Império”, em 9 de novembro de 1889.

Além de servir à família real, a pequena embarcação transportou também a Imperatriz Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II, quando ela chegou ao Rio em 1843, e os reis da Bélgica, em sua visita ao Brasil em 1920, entre outras ocasiões.
A Ilha Fiscal foi reaberta para visitação no último sábado, 8 de julho, após permanecer fechada por um ano e meio.

A atração está aberta de quarta a domingo, com passeios nos horários de 12h45, 14h15 e 15h30. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site ingressocomdesconto.com.br

📍 Espaço Cultural da Marinha. Orla Conde (Boulevard Olímpico), s/n, Centro.

📸: Leo Ladeira (2023)

© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *