Um passeio ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)

O patrimônio arquitetônico do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) formado por 16 edificações foi construído há aproximadamente um século e é tombado pelo IPHAN e pelo INEPAC.

Tem importância científica e histórica únicas e está em ótimo estado de conservação, com destaque para o imponente prédio sede do Museu.

Edifício sede da administração central do Observatório Nacional
Arquivo histórico do Observatório Nacional/Acervo MAST

O MAST está situado no Morro de São Januário, Bairro Imperial de São Cristóvão, em um campus de aproximadamente 44 mil m2.

Além da beleza arquitetônica do edifício principal, um outro destaque vai também para os pavilhões de observação astronômica, com suas cúpulas — de origem alemã, inglesa e francesa, fabricadas em ferro — e seus instrumentos científicos, testemunhas das inovações tecnológicas da primeira metade do século passado.

O conjunto arquitetônico e paisagístico constituem um interessante e agradável passeio que pode ser usufruído gratuitamente de terça a sábado.

O Vitral Urânia

O belo vitral de Urânia, a deusa da Astronomia, adorna as escadarias em mármore carrara do hall principal do MAST. O vitral, assinado por Cesare Formenti (1874-1944), apresenta a deusa segurando um compasso e uma luneta cercada pelas doze constelações do Zodíaco.

Mais informações, acesse http://www.mast.br/museu/visitas/

📍 Rua General Bruce, 586 — Morro de São Januário, Vasco da Gama

Veja mais fotos

Visita do físico Albert Einstein ao Observatório Nacional.– Rio de Janeiro, maio 1925.
Arquivo pessoal de Henrique Morize/Acervo MAST

📷 @alexandresiqueirafotografia e Leo Ladeira (vitral Urânia)

© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *