Se assim como nós da OLHOS DE VER RJ você adora conhecer sítios arqueológicos no Rio de Janeiro, saiba que o BioParque (antigo Zoológico), na Quinta da Boa Vista, além de abrigar mais de 1000 animais de 140 espécies diferentes, apresenta vestígios arqueológicos daquela área da cidade.
Estão expostos no parque resquícios de construções datadas do início do século XIX até os primeiros anos do século XX, assim como trechos de antigo calçamento de pedra do tipo pé de moleque.
Todas essas evidências estão divulgadas por meio de placas informativas para os visitantes do BioParque.
Os remanescentes foram encontrados durante as obras de modernização do espaço. Entre os achados estão também milhares de itens do cotidiano, como louças, xícaras, pratos, talheres, ferraduras e até botões e broches com o brasão imperial.
Parte desses objetos está exposta em uma mostra permanente no prédio da antiga sede do RioZoo.
Entre os sítios arqueológicos estão as Cocheiras Imperiais, onde eram realizados serviços de cuidados dos animais e carruagens da Corte imperial. Na República, esta construção foi integrada ao Quartel do 9º Regimento de Cavallaria.
Calçamento em Pé de Moleque
O antigo calçamento de pedra pé de moleque remonta às técnicas construtivas amplamente utilizadas nas cidades brasileiras durante os séculos XVIII e XIX. Essa pavimentação se faz por meio de pedras irregulares de tamanhos variados.
➡️ Quando for ao BioParque não deixe de observar esses vestígios arqueológicos do Rio!
🕒 Aberto todos os dias. Horário: 09h-17h.
📍Quinta da Boa Vista – São Cristóvão, Rio de Janeiro
📸: Leo Ladeira (2022)
© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro