Você sabia que o bairro de Marechal Hermes, no subúrbio da Central, possui um teatro considerado marco da arquitetura moderna e que conta inclusive com jardins de Burle Marx?
O Teatro Armando Gonzaga foi projetado por Affonso Eduardo Reidy, que fez parte da histórica equipe do Palácio Gustavo Capanema e depois assinou projetos como do Museu de Arte Moderna (MAM), Conjunto do Pedregulho e do Parque do Flamengo, entre muitos outros.
A casa de espetáculos foi construída em 1950 pela Prefeitura do então Distrito Federal, por sugestão do dramaturgo Paschoal Carlos Magno.
Inaugurado em 19 de abril de 1954, o teatro foi batizado em homenagem ao dramaturgo Armando Gonzaga.
Em todos esses anos, apresentou espetáculos de nomes como Procópio Ferreira, Tarcísio Meira, Glória Menezes, Fernanda Montenegro, Costinha, Dercy Gonçalves e outros, além de shows de MPB e circuitos e mostras de companhias de dança.
Além do projeto de Reidy e dos jardins de Burle Marx, destacam-se os painéis de azulejos de Paulo Werneck.
Coube a Burle Marx também o desenho original do pano de boca. A projeção da laje da cobertura chama a atenção.
O teatro continua apresentando espetáculos teatrais e também shows (recentemente Ivan Lins, Mart´Nália e Toni Garrido fizeram shows lá), além de oficinas e cursos de dança e dramaturgia, sempre a preços populares.
No entanto, está necessitando de pintura urgentemente. Os jardins de Burle Marx também necessitam de cuidados especiais, pois seu estado é lamentável!
Pertencente à Funarj, o teatro é polo cultural na Zona Norte do Rio e é muito querido pelos moradores.
Viva a preservação de espaços culturais no subúrbio carioca!
📍 Avenida General Oswaldo Cordeiro de Farias, 511 — Marechal Hermes
📸 Leo Ladeira (2022)
© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro