Situada no interior do Quartel General da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), a Capela de Nossa Senhora das Dores é um pequeno e bem preservado templo católico em estilo eclético, com traços góticos e romanos na fachada principal.
A capela foi construída na segunda metade do século XIX, mas remonta ao século XVIII, quando padres barbonos ocupavam uma ermida primitiva construída no antigo Caminho dos Arcos Velhos da Carioca (posteriormente Caminho do Desterro, Rua dos Barbonos e finalmente Rua Evaristo da Veiga).
Em 1808, com a chegada da Família Real portuguesa, os frades carmelitas deixaram o Convento do Carmo, na Praça XV (então Largo do Paço), e foram se estabelecer na Rua dos Barbonos, onde posteriormente foi criado o Quartel dos Barbonos, que viria a se transformar no QG dos dias de hoje.
A Capela atual foi erguida em 1881 e a D. Pedro II foi atribuído o título de “Protetor Perpétuo” da Arquiepiscopal e Imperial Irmandade de Nossa Senhora das Dores.
É um local quase desconhecido pela maioria da população da Cidade, mas está aberto à visitação. O interior da pequena igreja, porém, só é aberto em dias de missa, que, segundo informações do Quartel, acontece às terças-feiras.
VEJA MAIS FOTOS
📍 Capela de Nossa Senhora das Dores, QG da PMERJ, Rua Evaristo da Veiga, 78 – Centro, RJ
📷 @alexandresiqueirafotografia (2022)
© Olhos de Ver – Patrimônio Histórico Rio de Janeiro