Uma das mais movimentadas vias do Centro, a Av. Passos, guarda uma preciosidade do art nouveau no Rio de Janeiro. O transeunte que circula apressadamente pelas estreitas calçadas da avenida muitas vezes não percebe as fachadas de belos edifícios ali encontrados.
Um deles é o prédio de quatro pavimentos que se transformou no símbolo do Corredor Cultural, programa da Prefeitura do Rio de Janeiro de preservação arquitetônico-urbanística do Centro da cidade.
O edifício das antigas Casas Franklin chama a atenção por sua fachada exuberante, onde janelas com vitrais belgas formam uma grande cauda de pavão. Encimando o conjunto, vê-se uma águia de bronze levando uma luminária no bico. O imóvel é conhecido popularmente como “Prédio Pavão” devido ao seu detalhe marcante.
Segundo Patrícia Vasconcelos, no livro “Interiores”, “a linguagem adotada era a dos grandes magazines da época, com a fachada estruturada em três partes correspondendo a cada um dos andares do prédio, avolumando a decoração em direção ao seu coroamento”. De acordo com Patrícia, “os vãos laterais do térreo foram destinados às grandes vitrines”.
Uma história de estabelecimentos comerciais
Pertencente à empresa Álvaro Andrade & Cia, do ramo de eletricidade, água e gás, o prédio das Casas Franklin foi edificado em 1911, com o nome de Casa Lucas, funcionando como bazar que comercializava material elétrico, hidráulico e ferragens.
Tempos depois, o imóvel sediou a loja de Departamentos Esperança, uma das maiores revendedoras de eletrodomésticos na sua época.
Já as Casas Franklin, do ramo de tecidos, foram fundadas por Manoel Franklin Machado, em 1913, em uma pequena loja em Dores do Rio Preto, no Espírito Santo, abrindo mais tarde uma filial na Av. Passos. Quando a loja fechou, o “Edifício Pavão” passou a ser usado para eventos diversos.
No final de 2021, após um período fechado, o imóvel foi adquirido pela loja de artigos Vivian Festas, especializada no aluguel de peças para festas e eventos em geral. O prédio foi inteiramente reformado por dentro e reaberto em abril de 2022.
Vale a pena dar um pulo até a antiga Rua do Sacramento e se deslumbrar com essa pérola de nosso patrimônio histórico e arquitetônico.
📍 Av. Passos, 36 – Centro.
🕒 Terça a sábado: 12h às 21h. Domingo: 12h às 18h.
Veja mais fotos do Prédio Pavão
Fotos: Alexandre Siqueira e Leo Ladeira
Fontes de Referência:
- Guia da Arquitetura Eclética do Rio de Janeiro – Jorge Czajkowski (Org). Coleção Guias da Arquitetura no Rio de Janeiro. Casa da palavra, Rio de Janeiro; 1ª edição, 2000.
- “Interiores” – Patrícia Vasconcellos & Sergio Pagano (fotos) – Sextante, 2002.
- Site Ondemeperco/Ondemeencontro
- Acervo Leo Ladeira
Belíssima fachada! Lindo detalhe da cauda do pavão! Estou adorando os artigos deste site! Um resgate maravilhoso do patrimônio histórico e cultural riquíssimo do Rio de Janeiro! Parabéns! 👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado, Luciane! Que bom você estar gostando dos nossos conteúdos! Ficamos felizes com esse retorno! E que bom que prédios históricos como este ainda estão de pé! Nem tudo veio abaixo com a modernização da cidade! Um abraço!!!
Muito importante esse trabalho de divulgar nossa riqueza arquitetônica. Precisamos muito disso. Divulgar o Brasil em todas suas nuances, que o brasileiro nem conhece. Amei.