5X Patrimônio RJ: Imóveis em mau estado de conservação

Recentemente foi anunciada a restauração de bens do patrimônio histórico do Rio como o Chafariz das Saracuras, o Palacete Imperial e o Campo de Santana.
Outros bens, como o Convento do Carmo, os Arcos da Lapa e o Largo do Boticário, já estão passando por obras de recuperação. Mas ainda há no Rio vários imóveis em péssimo estado de conservação, à espera de serem contemplados por algum projeto.

Na coluna 5X Patrimônio RJ de hoje, apresentamos 5 imóveis qie necessitam de restauro urgente e, em quase todos os casos, uma nova destinação.

01- Solar do Visconde de São Lourenço

Do solar construído no século XVIII hoje só restam as paredes. O reboco e as paredes internas despencaram. Recentemente esteve envolvido em um imbróglio entre o IPHAN, o Ministério Público Federal e os proprietários. Tombado pelo IPHAN, o palacete foi “destombado” por laudo que apontou que o imóvel não “existe mais”. A Justiça anulou o ‘destombamento’, considerando ilegal o ato do IPHAN.
Esquina das Ruas dos Inválidos e Riachuelo.
Foto: Leo Ladeira.

02- Automóvel Club do Brasil

Belo exemplar neoclássico do século XIX, a sede do Automóvel Club do Brasil ocupou o imóvel por mais de trinta anos. Hoje, o interior se encontra em ruínas: parte do assoalho foi arrancado, há paredes sem rebocos, infiltrações e vidros quebrados. A fachada foi restaurada em 2012, mas como o prédio não foi ocupado, já está pichada novamente.
Rua do Passeio, 90.
Foto: Alexandre Siqueira

03- Garagem Poula

A antiga Garagem Poula foi aberta em 1895 como Cocheira Recreio. Era especializada em transporte por tração animal e possuía coches, carruagens e diligências. Possui detalhes interessantes, como aberturas em forma de ferradura. Encontra-se em quase ruína.
Esquina das Ruas Gomes Freire e Senado.
Foto: Leo Ladeira.

04- Antigo Hotel Paris

Construído em 1902, na Praça Tiradentes, o antigo Hotel Paris terminou seus dias decadente, como ponto barato de prostituição. Há alguns anos foi anunciado que o prédio seria transformado em hotel butique de luxo, com 21 suítes, restaurante e um bar com piscina na cobertura. No entanto, o projeto não saiu do papel e o edifício continua abandonado.
Esquina da Praça Tiradentes e Av.Passos.
Foto: Alexandre Siqueira

05- Chafariz do Catumbi (ou de Paulo Fernandes)

Construído em 1816 pelo intendente de polícia Paulo Fernandes Viana. O antigo Chafariz do Catumbi possuía originalmente três bicas de bronze (depois cinco), tanque de cantaria, e varanda com gradil de ferro. O estado de conservação do chafariz é precário. Ele encontra-se em situação de abandono e quase oculto pela vegetação.
Rua Frei Caneca, 195.
Foto: Leo Ladeira.

Torcemos que essas histórias tenham um final feliz e que em breve possamos postar novas imagens dos edifícios restaurados e revitalizados!


Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *