A Olhos de Ver está acompanhando atentamente e com alegria a revitalização do Aqueduto da Carioca (nossos queridos Arcos da Lapa), ícone da Cidade e uma das poucas construções coloniais que sobreviveram aos séculos!
O monumento, que não recebia manutenção há mais de cinco anos, passa agora em 2022 por raspagem, limpeza e caiação, a fim de recuperar o tom intenso de branco que lhe é característico. A obra está sendo executada pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação.
As equipes começaram retirando as pichações espalhadas em vários pontos do monumento, bem como removendo o limo que se formou em alguns trechos da superfície, por conta da umidade provocada pelas chuvas.
Além de usar andaimes, a Gerência de Monumentos e Chafarizes conta com alpinistas industriais, que ficam pendurados a mais de 17 metros do chão para alcançar a parte superior da estrutura, fazendo decapagem com espátula e escova de aço. Na sequência, é aplicada a massa e feita a caiação das extremidades.
A revitalização dos Arcos da Lapa é executada de cima para baixo, sempre em duas faces ao mesmo tempo. A parte mais perto do chão, até dois metros de altura, é deixada para o fim. Já a cor dos Arcos não vem de tinta, mas sim de cal virgem. Os especialistas explicam que a cal permite que o monumento respire e não se deteriore por trás da pintura. Além disso, a caiação é a mesma técnica utilizada na época da construção do antigo aqueduto, que, por ser tombado, precisa ter suas características originais preservadas.
E o trabalho não se concentra apenas nas alturas: a área ao redor dos Arcos da Lapa, como o pavimento da Praça Cardeal Câmara e o passeio em pedras portuguesas do entorno, também está sendo recuperada pela Conservação. Além disso, os dois painéis do artista Selarón passam por manutenção, com pichações removidas.
Mais da metade da construção já voltou à sua cor original e a Secretaria Municipal de Conservação estima que todo o processo de raspagem, limpeza e caiação esteja concluído ao fim do primeiro semestre.
Após mais de meia década, poderemos novamente apreciar o branco intenso característico dos Arcos e torcemos que continue assim por muitos anos!
Quem tá ansioso pra ver os Arcos tinindo?
Com informações da da Secretaria Municipal de Conservação do Rio de Janeiro.
Veja mais fotos dos trabalhos de restauração dos Arcos da Lapa (Aqueduto da Carioca):
Fotos: Alexandre Siqueira e Leo Ladeira.
…